Notícais

 
Univás realizará Festival Cultural de Pouso Alegre
Educação — por Univas — sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Orquestras, chorinho, instrumental, coral, Big Band e O Teatro Mágico
A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) com o apoio da Prefeitura de Pouso Alegre, da Lei Estadual de Incentivo a Cultura, do Governo de Minas Gerais e da Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre (Acipa) traz ao município, pelo terceiro ano consecutivo, o projeto “Estação das Artes – Festival Cultural de Pouso Alegre”.
O evento será realizado de 29 de novembro a 2 de dezembro, em diversas localidades da cidade. O Festival Cultural de Pouso Alegre conta com o patrocínio da Usiminas e da Caixa Econômica Federal.
Serão quatro dias de muita produção cultural, ações voltadas às crianças, na unidade Fátima, da Univás, apresentações na Praça Senador JoséBento e o grande show do grupo O Teatro Mágico, no Pátio da Rodoviária. O evento proporcionará, gratuitamente, a difusão da cultura à população do Sul de Minas por meio de manifestações artísticas e culturais. Haverá uma programação diversificada, com apresentações teatrais, concertos e shows.
Fonte:pousoalegre.net

Maria Rita Canta Viva Elis


   Em 2012 vai completar 30 anos sem a “Pimentinha” Elis Regina ,uma das maiores cantoras do Brasil. Para homenagear á mãe a cantora Maria Rita fará cinco shows em  capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro ,Belo horizonte ,Recife e Porto Alegre ).todos de graça .O primeiro deles está marcado para março ,em local ainda não divulgado.

    O projeto Viva Elis também terá uma exposição que vai acompanhar o roteiro dos shows, um livro biográfico e um documentário com entrevistas de pessoas que conviveram com a cantora.

No aniversário do escritor, campanha tenta instituir o "Dia D" Drummond


  • Carlos Drummond de Andrade dá autógrafos em Belo Horizonte, em 1954 Carlos Drummond de Andrade dá autógrafos em Belo Horizonte, em 1954
Nesta segunda-feira (31), data em que Carlos Drummond de Andrade completaria 109 anos, o Instituto Moreira Salles propõe a criação do “Dia D”, dedicado ao poeta. Assim como o Bloomsday, que comemora em 16 de junho a vida e obra de James Joyce na Irlanda, o dia 31 de outubro seria dedicado a Drummond.
Para tentar instituir o “Dia D”, o IMS produziu o filme “Consideração do Poema”, que traz vários artistas declamando e comentando poesias de Carlos Drummond de Andrade (veja trecho abaixo). Entre eles estão Chico Buarque, Caetano Veloso, Fernanda Torres, Marília Pêra, Laerte, Drica Moraes, Cacá Diegues e Adriana Calcanhotto.
Fãs do poeta também poderão enviar vídeos com a sua leitura dos poemas, que serão usados para a realização de um novo filme. O IMS também produziu “No Meio do Caminho”, vídeo com 11 versões em diferentes línguas do poema mais famoso de Drummond declamado por personalidades como David Arrigucci Jr., Matthew Shirts, Jean-Claude Bernardet e Heloisa Jahn.
“Consideração do Poema” e “No Meio do Caminho” podem ser assistidos no site do Instituto Moreira Salles e também serão exibidos no centro cultural do IMS do Rio de Janeiro e em instituições parceiras.
Em outubro, o instituto vem promovendo uma programação especial dedicada a Drummond em várias cidades brasileiras. Nesta segunda (31), a homenagem ao escritor inclui leituras de poemas, exibição de filmes, saraus e discussões sobre a obra de Drummond em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Paraty, Lisboa e em Itabira, interior de Minas Gerais, terra natal do poeta.


Fonte:Uol 31/10/2011